15 de julho de 2010

Saudade


Quem convive comigo (O.K, e quem não convive também), sabe: sou uma pessoa muito sentimental. E ontem, uma amiga minha foi fazer uma viagem de 16 dias lá em Orlando. Como essa amiga é muuuuito minha amiga, é claro que já estou sentindo saudades. Ela sempre conversa comigo. Todos os dias (ou quase todos, sei lá). Dividimos segredos, rimos, zoamos, choramos, inventamos estórias... tá, chega. E eu me pergunto: saudade é uma coisa boa ou ruim? Tá certo que, é ruim porque ninguém quer ficar longe de quem gosta, mas ao mesmo tempo, a saudade pode ser boa. Aí você vai chegar e perguntar: 'Juliana, como assim, menina?' Ok, eu faço questão de explicar. Se nós sentimos falta de uma pessoa, é sinal que a amamos. Não importa se sente só falta um pouquinho. Nós amamos.
Há quem diga que saudade é a pior coisa (claro, a morte fica em primeiro). Isso porque nós AMAMOS. Somos seres humanos, tendemos a sentir falta quando amamos. Assim como menosprezamos quando odiamos, falamos mal quando estamos com raiva e por aí vai. Não importa o tempo, nem se alguém vai passar só alguns dias lá em outro país, ou se ela talvez nunca mais volte. Você está sentindo a mesma saudade porque você considera essa pessoa o suficiente para sofrer por ela, não é?
Voltando a pergunta principal. Eu acho que, a saudade é um filme sem cor, que mesmo sendo triste, mesmo sendo angustiante às vezes (ou sempre), ela nos serve para cair na real: como aquela pessoa era importante para a gente (se você já sabia que aquela pessoa era importante para você, assim como essa minha amiga é para mim, me desculpe). A saudade está pertinho do amor: nós não conseguimos descrever, só sentimos e pronto, acabou. Quero dizer que, se não sentirmos saudade, não amamos. Gostamos. Se não sentirmos um aperto no coração quando o avião está subindo, é sinal que o amor que você sente talvez não seja amor. E com toda a certeza, não é telefone, não é internet que vai preencher o espaço que aquela pessoa tinha (ou melhor, ainda tem) reservado no seu coração. Porque você sente falta da presença da pessoa. De olhar para ela. Porque antes era sempre olhar pro lado e vê-la. E talvez você nem tenha dado tanto valor que ela merecia enquanto estava aqui. O melhor é curitr cada segundo, curtir a saudade, e as fotos que tiraram. Relembrar os momentos, pensar no presente, recordar o passado e sonhar um futuro ao lado daquela pessoa de novo. Mesmo que seja impossível. Eu continuo sentindo uma falta da minha amiga, mesmo ela tendo viajado ontem para a Disney. E eu vou continuar sentindo nos próximos 15 dias. Assim como senti, sinto e ainda vou sentir saudade de muitas outras pessoas importantes na minha vida. Bem, chega de borboletar por hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário